NOSSOS SERVIÇOS

Auxiliamos condomínios, construtoras e incorporadoras na concepção, adequação e tomadas de decisões técnicas de obras, visando atendimento à legislação, à normas técnicas e às boas práticas construtivas. Como resultado, executa-se uma edificação com durabilidade, qualidade e conformidade, evitando-se assim manifestações patológicas durante seu ciclo de vida.

Auxiliamos tecnicamente a área jurídica do condomínio em ações judiciais, por meio de acompanhamento das perícias e elaboração dos quesitos e defesas técnicas.
Realizamos também o estudo das causas que motivaram o acionamento por vias judiciais ou extrajudiciais, com a análise dos aspectos técnicos e legais, com o fim de avaliação das reais responsabilidade e direitos.

Suporte técnico à realização de reformas para atendimento à legislação, normas técnicas e boas práticas construtivas. Proporciona-se, desse modo, a execução de uma reforma com qualidade e conformidade.

Suporte técnico com realização de inspeções periódicas em sistemas e subsistemas da edificação para atendimento às recomendações previstas no Manual de Operação, Uso e Manutenção da Edificação, legislações, normas técnicas e boas práticas construtivas. Objetiva-se, dessa maneira, conservá-la e manter sua durabilidade e longevidade.

Trata-se de laudo de constatação elaborado a partir de vistorias realizadas antes de uma intervenção (como, por exemplo, uma reforma ou construção) como medida preventiva (cautelar) e produção antecipada de prova (resguardo judicial). Preserva-se, assim, o condomínio de responsabilidades por reclamações de danos indevidos (se a intervenção for sua) ou por eventuais anomalias que venham a surgir no seu imóvel (se a intervenção for alheia). Pode ser aplicável em casos como: abandono de reforma, aluguel de imóveis, demolições, início de reforma e término de reforma e de serviços. Nossos equipamentos e sistemas permitem uma vistoria e elaboração de laudos rápidos e com qualidade.

É a realização de uma vistoria para identificação de anomalias (inconformidades) de responsabilidade do construtor ou incorporador no momento da entrega ou recebimento das áreas comuns para o incorporador, síndico ou do proprietário de uma unidade. O laudo emitido, dessa forma, permite resguardá-los quanto à qualidade, à funcionalidade, ao desempenho e ao atendimento às normas técnicas

Laudo cujo método é a vistoria as áreas comuns do condomínio, determinando as suas condições técnicas e funcionais e verificando o correto atendimento ao Programa de Manutenção, de responsabilidade do gestor da edificação. A fim de atender ao disposto na ABNT NBR 5674 (Manutenção de Edificações), objetiva-se detectar as anomalias ou falhas que surgiram, distinguindo-se quais as de responsabilidade da construtora e quais do condomínio. São fornecidas, então, as devidas orientações para a perfeita continuidade das manutenções periódicas, garantindo-se as responsabilidades e as garantias expostas no Manual de Operação, Uso e Manutenção Edificação.

É uma vistoria minuciosa da edificação para constatação do estado de conservação e funcionamento de todos os sistemas de que é composta. Pode ser comparado a um check-up de saúde feito por um médico. O laudo é elaborado constando um rol das inconformidades detectadas, seguidas de seu nível de gravidade e de seu procedimento de reparo/solução. Permite-se, assim, garantir a segurança, funcionalidade e vida útil da edificação

Inspeção de engenharia, apuração e investigação de fatos, usualmente acompanhada de ensaios de campo com equipamentos especiais, com o objetivo de:

  • Verificar a conformidade de sistemas prediais específicos com as respectivas normas técnicas e legislações e/ou;

 

  • Identificar as causas originadoras de falhas, erros e anomalias construtivas em sistemas prediais específicos. Para este último, é então elaborado um diagnóstico para uma tomada de ação (intervenção) embasada tecnicamente e, por conseguinte, segura e adequada.

 

Segundo a ABNT NBR 13752 (Perícias de Engenharia na Construção Civil), só pode ser realizada por “profissional legalmente habilitado pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, com atribuições para proceder a perícia”.

As especialidades e suas descrições são:

FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS

Vistoria em elementos estruturais (vigas, pilares, lajes, vigas-parede, etc.) e de fundação (sapatas, tubulões, estacas, blocos de fundação, etc.) com o intuito de avaliar a segurança desses elementos.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Diagnóstico efetuado em anomalias no funcionamento do sistema hidrossanitário referente à distribuição de esgoto, águas pluviais, água fria e/ou quente (equipamentos de bombeamento, válvulas, encanamentos, etc.), como por exemplo vazamentos. Verifica-se aspectos como estanqueidade e pressão.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Diagnóstico efetuado em anomalias no funcionamento do sistema elétrico, desde o ramal de entrada de alimentação de energia até os pontos de utilização (tomadas, interruptores, luminárias), verificando a as condições físicos, sobreaquecimentos e consumo.

INFILTRAÇÕES (UMIDADE / VAZAMENTOS)

Laudo elaborado a partir de vistoria, visando a detecção das causas de infiltrações e umidades indevidas, utilizando equipamentos especializados.

ACÚSTICA

Caracterização acústica da edificação na data da vistoria com base nos ambientes externos envoltos (edificações vizinhas, avenidas, etc.), seguindo os critérios da ABNT NBR 10151 (Avaliação de Ruídos em Áreas Habitadas, Visando Conforto da Comunidade).
Em seguida, avaliação dos níveis de ruído existentes nos ambientes da edificação e comparação com os toleráveis, segundo critérios da ABNT NBR 15575 (Desempenho de Edificações Habitacionais) e da ABNT NBR 10152 (Níveis de Ruído para Conforto Acústico).
O laudo elaborado pode tanto atestar a conformidade acústica da edificação quanto concluir que está inadequada. Neste caso, é fornecida a solução técnica apropriada.

TÉRMICA

Avaliação do desempenho térmico dos ambientes da edificação, seguindo os critérios da ABNT NBR 15220 (Desempenho Térmico das Edificações) e da ABNT NBR 15575 (Desempenho de Edificações Habitacionais).

O laudo final pode tanto confirmar o desempenho térmico satisfatório da edificação quanto concluir que está indevido. Neste caso, apresenta-se a tomada de ação pertinente.

ACESSIBILIDADE

Verificação da edificação quanto ao atendimento aos critérios de acessibilidade, seguindo os aspectos preconizados pela ABNT NBR 9050 (Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos) e pela legislação vigente.

O laudo pode tanto certificar o atendimento à acessibilidade da edificação quanto concluir que está inadequada. Neste caso, expõem-se os procedimentos corretos.

SISTEMAS DE PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS

Análise da edificação quanto ao cumprimento das determinações para a prevenção e combate ao incêndio das Instruções Técnicas (ITs) do Corpo de Bombeiros e das normas técnicas.
O laudo pode tanto confirmar a adequabilidade da edificação quanto diagnosticá-la irregular. Neste caso, são indicadas as tomadas de ação corretivas.